Quanto cabe em um bag de um 1m³? |
Separando os resíduos corretamente, prolongaremos o tempo de vida do aterro |
A falta de noção espacial, muitas vezes não permite a total compreensão dos fatos e das realidades ambientais. Quando falamos que na produção de uma calça jeans são necessários 10 mil litros de água, ou cada uma tonelada de papel que é reciclado deixa de ocupar 3m³ de área no aterro, as pessoas sabem que é muito, mas num tem noção do quanto. Por isso, que a atividade que iniciou a aula foi o "Quanto cabe aqui?". Nessa dinâmica foram levadas uma piscina de 400 litros de água e 1 bag de 1m³, e as pessoas foram convidadas a entrarem dentro para compreenderem essa noção espacial.
A gestão dos resíduos sólidos na nossa cidade, foi o tema dessa aula. Com uma dinâmica de desenhos e muita conversa, fomos compreendendo a diferença de lixão e aterro sanitário, como foram as etapas de construção do aterro e como é o seu funcionamento. Pudemos compreender a importância de separar e destinar corretamente os resíduos para prolongarmos o tempo de vida útil do aterro, que tem o fim previsto para 2018.
A Larissa Craveiro, gestora da Gerência de Coleta Seletiva, apresentou o programa da Coleta Seletiva Solidária na nossa cidade, que compreende a "Nossa Escola Recicla", "Nossa Secretaria Recicla", "Circuito Porta a Porta", Locais de Entrega Voluntária - LEV e Pontos de Entrega Voluntária - PEV. Muitas vezes temos a impressão de não ver acontecer a coleta seletiva na nossa cidade, mas com essa apresentação foi possível entender como, onde e de que forma acontece. Hoje Guarulhos está reciclando 4%, com certeza é pouco, frente a montanha de resíduos que são gerados todos os dias, mas essa porcentagem é a média nacional.
Depois foi a vez do Sr. Roberto Caleffe - Administrador da Regional Taboão- apresentou a madeira plástica e explicou que diversos tipos de resíduos são utilizados na sua confecção, além do plástico. A madeira plástica é térmica, acústica, muito mais resistente e duradoura e não sofre a ação de cupins e do tempo, além de evitar que muitos recicláveis cheguem ao aterro e que as nossas riquezas naturais não sejam exploradas.
O método de avaliação dessa aula foi o "Posicione-se". Imaginando que a parede do lado esquerdo é a nota 1 e a parede do lado direito é a nota 10, cada participante se posicionou na sala, e pela posição, as notas foram de 8 a 10.
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