Aula 2


Quem AMA cuida!


Como servidores públicos conhecemos bem a cidade em que dedicamos a nossa vida profissional e estatisticamente sabemos todos os dados. Porém, essa aula com o professor e historiador Elton Soares visa trazer à tona a "alma" de Guarulho através da história natural, social e cultural.

Se você gostou da aula e quiser se aprofundar mais no assunto segue abaixo os livros de autoria do Elton, é só clicar sobre a capa:
Guarulhos Espaços de Muitos Povos
   

Revelando a História do Bonsucesso e Região
            

Revelando a História do São João e Região
     

Revelando a História do Bonsucesso e Região


Origens da Presença Negra em Guarulhos


Atlas Escolar Histórico e Geográfico

     




Para abrir a cartilha clique aqui

Leia a cartilha da A3P - 
Agenda Ambiental na Administração Pública 
(as páginas 43 e 44).



Comente como é a 
qualidade de vida no seu ambiente de trabalho.









4 comentários:

  1. As relações interpessoais na Proguaru são excelentes, vão além do trabalho.
    A questão ergonômica foi observada e tratada em todos os níveis de trabalho, mas há muito ainda que se fazer e esse curso vem de encontro com nossas necessidades. Aplicando o que já aprendemos e o que ainda vamos aprender, trocando experiências, e aplicando nos projetos de nossa cidade. Conheci um pouco mais a nossa cidade e amei. Quem ama cuida! Eu me comprometo a fazer o meu melhor e conto com a ajuda de todos.

    ResponderExcluir
  2. O tema “Qualidade de vida no trabalho” vem se tornando cada vez mais uma preocupação para a Administração Pública e empresas, devido a ligação que existe entre condições adequadas para realização de um trabalho e produtividade, podendo se destacar por vários itens que formam um conjunto de fatores que interferem no desempenho do funcionários.
    A QVT assimila duas posições antagônicas: a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade.
    A gestão da qualidade total nas organizações depende fundamentalmente da otimização do potencial humano, isto é, depende de quão bem as pessoas se sentem trabalhando na organização. A QVT representa em que grau os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização.
    A QVT envolve uma constelação de fatores:

    1- A satisfação com o trabalho executado.

    2- As possibilidades de futuro na organização.

    3- O reconhecimento pelos resultados alcançados.

    4- O salário percebido.

    5- Os benefícios auferidos.

    6- O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.

    7- O ambiente psicológico e físico de trabalho.

    8- A liberdade e responsabilidade de decidir.

    9- As possibilidades de participar.
    A QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contextos) do cargo.
    Ela afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudança.
    A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e cada organização. Portanto, a QVT não é determinada apenas pelas características individuais (necessidades, valores, expectativas) ou situacionais (estrutura organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas, políticas internas), mas sobretudo pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais.

    "http://www.recursoshumanos.al.ms.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9:qualidade-de-vida-no-trabalho-qvt&catid=5:Not%C3%ADcias&Itemid=2"

    ResponderExcluir
  3. No meu ambiente de trabalho muitas coisas precisam ser aperfeiçoadas, desde o ambiente físico que passará por mudanças de layout para favorecer as relações interpessoais e facilitar as atividades do Departamento. A climatização do ambiente precisa de algumas alterações, pois sofremos muito com o calor e com frio, que são intensos devido a estrutura do prédio. Percebi que algumas ações sustentáveis são realizadas por um pequeno grupo de pessoas, como a utilização de canecas e garrafas, a separação do lixo reciclável, mas acredito que são ações que precisam ser expandidas para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, onde cada um faz a sua parte e o todo se beneficia. Quanto aos relacionamentos, acredito que não temos tantos problemas, a nossa chefia é muito participativa e está sempre interessada no que acontece nos diversos setores, e quando há desavenças, logo são solucionadas por meios de reuniões e conversas.

    ResponderExcluir
  4. Faço parte da equipe de uma ubs, na secretaria da saúde, temos muitos protocolos, mas muito temos que aprender sobre sustentabilidade, muito temos que mudar, antes, muito temos que conscientizar, mudança de comportamento causa resistência imediata, questionamentos, torção de nariz, o tema é urgente, anseio por saber como implantar novas idéias, já estão no papel, são bons projetos, vamos buscar torná-las reais, concretas, visíveis!

    ResponderExcluir