Aula 6

Visita ao Aterro Sanitário de Guarulhos

Tanque de chorume.



O tema da próxima aula será: Estratégias de Sensibilização com as convidadas Thaís Horta e Patrícia Oliveira.


Na avaliação as notas foram de 8 a 10.






Atividade 1: Escreva abaixo mais especificidades dos resíduos gerados no seu ambiente de trabalho. Por exemplo, quanto semanalmente produz a Secretaria onde trabalho? De 30 a 40kg de resíduos? Dessa quantidade, quantos quilos são de papéis? e de copos descartáveis? e de orgânicos? 

Atividade 2: Leia as páginas 45 e 46 da Cartilha da A3P, que trata sobre a "Sensibilização e Capacitação".


Uma ótima semana!

3 comentários:

  1. Criar a consciência cidadã da responsabilidade socioambiental nos gestores e servidores públicos é um grande desafio para a implantação da A3P e, ao mesmo tempo, fundamental para o seu sucesso. As mudanças de hábitos, comportamentos e padrões de consumo de todos os servidores impactam diretamente na preservação dos recursos naturais, contribuindo para a qualidade ambiental e proporcionando a redução das emissões de gases de efeito estufa.
    O processo de sensibilização dos servidores envolve a realização de campanhas que busquem chamar a atenção para temas socioambientais importantes, esclarecendo a relevância e os impactos de cada cidadão no processo. Essa sensibilização deve ser acompanhada de iniciativas para capacitação dos servidores, por tratar-se de um instrumento essencial para construção de uma nova cultura de gerenciamento dos recursos públicos.

    ResponderExcluir
  2. Na atividade 01 Se existe esse tipo de controle ,não tenho acesso a informação. Acho que em cada secretaria deveria ter um painel e mostrar esse controle, para maior interação e conscientização de todos.
    02-A leitura da A3p deveria ser constante e de fácil acesso, para maior conscientização de todos funcionários e em todos escalões. Ser sempre discutido e criar programas que levem a sua execução. Estendendo nas escolas, criando projetos interdisciplinares , indo de encontro as famílias e conseguir total abrangência

    ResponderExcluir
  3. 01) Aguardando dados de outro setor.
    02) Na Proguaru temos uma Gerência de Desenvolvimento Sustentável. No decorrer das aulas deste curso percebi que várias das ações já fazíamos e que acabaram por sendo desenvolvidas de forma automática, todos aderiram e agora nem percebem que fazem. Isso nos leva a uma refletir que uma vez implantada e exigida, mesmo tirando as pessoas da zona de conforto, acaba acontecendo. Nos resta agora fazer um demonstrativo de "antes" e "depois" e conscientizar as pessoas dos benefícios alcançados para que essas práticas abolidas não voltem.

    Uma frase criada pela Gerência de Desenvolvimento Sustentável da Proguaru que gostei muito, visando o bem estar dos funcionários, diz...
    "Se você não está feliz não é sustentável"

    ResponderExcluir