Aula 5

Aula 5 - Gestão de Resíduos na Cidade de Guarulhos




A gestão dos resíduos sólidos na nossa cidade, foi o tema dessa aula. Com uma dinâmica de desenhos e muita conversa, fomos compreendendo a diferença de lixão e aterro sanitário, como foram as etapas de construção do aterro e como é o seu funcionamento.
Pudemos compreender a importância de separar e destinar corretamente os resíduos para prolongarmos o tempo de vida útil do aterro, que tem o fim previsto para 2018.

A Larissa Craveiro, gestora da Gerência de Coleta Seletiva, apresentou o programa da Coleta Seletiva Solidária na nossa cidade, que compreende a "Nossa Escola Recicla", "Nossa Secretaria Recicla", "Circuito Porta a Porta", Locais de Entrega Voluntária - LEV e Pontos de Entrega Voluntária - PEV. Muitas vezes temos a impressão de não ver acontecer  a coleta seletiva na nossa cidade, mas com essa apresentação foi possível entender como, onde e de que forma  acontece. 
Fizemos uma avaliação no final da aula: Que bom, que pena e que tal

Lembramos que a nosso próxima aula será a visita ao Aterro. Recomendamos que venham com calçados confortáveis e fechados, de preferência tênis e tragam uma garrafinha de água.

Dado que chegamos  a metade do caminho, é muito importante avaliarmos todos os encontros até o momento, para isso encaminhamos para o e-mail de vocês um formulário de avaliação.




Para a próxima aula, faça o levantamento de quantos resíduos sólidos (copos plásticos, papel ou outro) é gerado na repartição pública que você atua. Observe, converse com o pessoal da limpeza e comente no blog ou nos encaminhe por e-mail.


Vejam  abaixo, as fotos dos resíduos gerados no nosso café.

























5 comentários:

  1. Fiz um levantamento com as funcionárias da área da limpeza, que são responsáveis pelo recolhimento do lixo na Secretaria, e elas informaram que aproximadamente um saco de lixo de 100 litros é retirado por dia, contando com os banheiros e as lixeiras de todo o prédio.

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário será curto. Muito lixo gerado, nada separado, tudo descartado sem economia, papel, copos, etc!

    ResponderExcluir
  3. Estamos em um momento de readequações no novo prédio, pois mudamos recentemente.
    Percebe-se uma economia em todos os quesitos referente a limpeza e descartáveis,há uma grande sensibilização por parte dos funcionários da área da limpeza, os quais me informaram que é recolhido semanalmente 3 sacos de 100 litros de descartáveis e 01 saco de 30 litros por dia da cozinha.
    Estamos em um momento de readequação do espaço, ainda não foi retomada a separação do lixo.

    ResponderExcluir
  4. Na Proguaru, nosso desafio será a diminuição de impressões. Estamos aguardando do setor de informática as informações necessárias por setor para que possamos criar um "ranking" de número de impressões. Lançaremos um desafio para a redução em toda Proguaru.

    ResponderExcluir
  5. Na Proguaru, nosso desafio será a diminuição de impressões. Estamos aguardando do setor de informática as informações necessárias por setor para que possamos criar um "ranking" de número de impressões. Lançaremos um desafio para a redução em toda Proguaru.

    "Eu compartilho a mensagem da Dagma Castro".

    ResponderExcluir