Aula 4

Surpresa..... GINÁSTICA LABORAL

Como na última aula todos os grupos trouxeram a ginástica laboral como um instrumento para a melhora da qualidade de vida no ambiente de trabalho, a aula de hoje iniciou-se com um alongamento, sentados e que é possível fazer no local de trabalho, que não precisa de um professor que cada um pode fazer sozinho a cada momento que sentir a musculatura tensa. Segue abaixo dois vídeos que você pode utilizá-los como referencia para lembrar dos movimentos e que também pode "multiplicar" mostrando para seus companheiros de trabalho.




Consumo Responsável 

Conforme combinado em aula, segue abaixo os 12 princípios do consumo responsável. Leia, reflita e repense os seus costumes e hábitos de compra, pois consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo. 

1. Planeje suas compras Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor. 
2. Avalie os impactos de seu consumo. Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo. 
3. Consuma apenas o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. 
4.Reutilize produtos e embalagens. Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar. 
5.Separe seu lixo. Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. 
6.Use crédito conscientemente. Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações. 
7.Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas. Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente. 
8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados. Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência. 
9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços. Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços. 
10. Divulgue o consumo consciente. Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas. 
11.   Cobre dos políticos. Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente. 
12.  Reflita sobre seus valores. Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.



Fonte:Instituto Akatu - www.akatu.org.br



Compras Públicas Sustentáveis:

Essa parte da aula foi ministrado pelo Carlos Henrique A. Oliveira,consultor do Ministério do Meio Ambiente / PNUD - ONU sobre o A3P no Estado de São Paulo, responsável pela implantação da A3P nos municípios e acompanhamento dos que já possuem.

Como vimos na aula a A3P ajuda a melhorar a gestão de forma efetiva, racional acabando com a sobreposições e retrabalho, pois promove a economia e eficiência na aplicação dos recurso públicos, evitando o desperdício, falou sobre a a importância de utilizar as ferramentas de gestão(planejamento, implantação, execução, indicadores, monitoramento e avaliação). 
A análise para contratação de obras, produtos e serviços deve levar em consideração não apenas o produto final e sim  avaliar todo o período, o ciclo de vida, incluindo a destinação. Deu algumas dicas quando ao processo de especificação de produtos e serviços no processo de licitação para evitar que a Prefeitura caia em "armadilhas" como: solicitar amostra do produto, bem como idoneidade da empresa através da garantia e estabilidade no mercado, etc.

 Segue abaixo o link do site do governo do Estado de São Paulo para as compras públicas, inclusive as sustentáveis, e uma publicação do ICLEI que detalha melhor esse assunto. Boa leitura!


A Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo - Sistema BEC/SP - 
tem por objetivo a negociação de preço de bens e serviços adquiridos pela Administração Pública, por meio de procedimentos eletrônicos, permitindo ampla competitividade e igualdade de condições de participação para todos os seus usuários. Como resultados, além da tendência de queda nos preços praticados, a Administração passou a realizar os pagamentos na data de vencimento das obrigações, desde que atendidas as condições de recebimento do bem ou do serviço prestado, obtendo maior credibilidade junto aos fornecedores.
Para acessar os diversos links do CADASTRO DE MATERIAIS E SERVIÇOS - CADMAT, inclusive o Catálogo Socioambiental da Bolsa de Eletrônica de Compras clique aqui.

Outro material interessante para compreender melhor as Compras Públicas Sustentáveis é o 'MANUAL PROCURA +" do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Nesse manual explica com detalhes para que haja a implementação das compras públicas sustentáveis, a sustentabilidade e as inovações nas compras, e as indicações para as licitações para a construção civil, TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação, limpeza, serviços de alimentação e buffet, veículos e também eletricidade.
Para abrir o Manual clique sobre a capa

Veja o quanto geramos de resíduo no café da aula do dia 31/08/16





Para a próxima aula, faça o levantamento de quantos resíduos sólidos (copos plásticos, papel ou outro) é gerado na repartição pública que você atua. Você fará um breve relato na próxima aula.

E como complemento da aula anterior, para entender melhor o comportamento humano de que a felicidade não está em obter coisas, mas em viver e se relacionar bem, leia a reportagem sobre a principal tendência da atualidade, o "lowsumerism" (que significa consumir menos) e comente os pontos que mais te chamaram atenção. 

Para ler clique aqui!






2 comentários:

  1. Esta obrigatoriedade que se afirma não é de imposição. Mas, a atenção que se remete é quanto ao fato dos produtos serem produzidos com essa característica de ser descartável e ter vida útil mais reduzida, ocasionando a substituição por outro. Essa natureza do produto não é escolhida pelo consumidor, mas sim pelo processo produtivo. Assim, o consumidor, por vezes, não tendo outras opções, adquire produtos que, no futuro próximo, causara degradação ambiental por meio da geração certa de resíduos sólido.

    ResponderExcluir
  2. A mais nova tendência "lowsumerism" virá como uma forma de remediar o que o consumismo gera pra nossa sociedade. Hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas que têm esta consciência de obter somente o necessário, o que as vezes torna os indivíduos que vivem de forma simples, empregando o "menos é mais" como pessoas que vivem fora da realidade, que sonham com coisas impossíveis. Acredito que este cenário está mais próximo do que se imagina, porém será muito complicado mudar a cabeça da população que vive intensamente em um mundo onde o que você tem diz quem você é, e que recebe chuvas de propagandas e informações sobre produtos revolucionários, que muitas vezes não tem nenhuma serventia ou que são apenas exageros, porém a necessidade e escassez de recursos naturais farão essa consciência aparecer e resultar em um mundo menos consumista.

    ResponderExcluir