Aula 3

Tema: A3P - Qualidade no Ambiente de Trabalho 
e Água Virtual


Agenda Ambiental na Administração  Pública é a pauta principal desse curso. Como vimos nessa aula a A3P se divide em cinco eixos temáticos que são: 
1. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos.
2. Gestão adequada dos resíduos gerados.
3. Qualidade de vida no ambiente de trabalho
4. Sensibilização e Capacitação dos servidores.
5. Licitações sustentáveis
Todos esses eixos serão tratados durante as 9 aulas do curso, porém, não nessa ordem.
Nessa aula trabalhamos com o eixo "Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", em que a turma foi dividida em 4 grupos com a incumbência de ler as páginas 42 e 43 da "Cartilha A3P" e de fazer um levantamento do que poderia ser feito no seu local de trabalho para melhorar a qualidade de vida no local. 

Clique aqui para abrir a cartilha
Segue abaixo o resultado do debate dos grupos:

Grupo 3:
  1. Solicitar ginástica laboral(disponibilizado pelo SESMIT) no seu local de trabalho;
  2. Promover espaços e momentops de integração entre servidores, e discussão dos assuntos referentes ao trabalho;
  3. Procurar um espaço no ambiente de trabalho específico para a socialização dos funcionários;
  4. Descentralizar os trabalhos e socializar os conhecimentos.


Grupo 4:
  1. Ouvir a avaliação de tempo em tempo, o que pode melhorar (sondagem de opinião/inexiste).O que está incomodando;
  2. Ginástica laboral simples mas que faz a diferença;
  3. música de inicio (começa com o pé direito) Rádio Givi - Gerência de infra estrutura;
  4. Lixeiras separadas para reciclagem.
  5. Valorização das práticas ambientalmente corretas;
  6. Implantação do kit higiene com toalha, sabonete
  7. "A palavra convence, mas o exemplo arrasta"
O resultado dos grupos 1 e 2 postaremos depois.


Água Virtual



Após assistirmos o vídeo acima, verificamos a quantidade de água que é utilizada na produção, transporte e comercialização de diversos produtos que nós usamos no nosso dia-a-dia. 
O conceito "Água Virtual" foi criado em 1990 pelo cientista inglês John Anthony Allan. É o volume do recurso hídrico gasto para produzir um bem, produto ou serviço, que é calculado desde a produção da matéria prima até a comercialização de cada produto que utilizamos no nosso dia-a-dia.
     O Brasil é um dos maiores exportadores de água virtual do mundo. Em 2014, o país mandou para fora 110,9 mil  toneladas de carne bovina, que corresponde a 27 trilhões de litros de água virtual. 
     A tendência é o crescimento desse tipo de comércio, paralelamente ao esgotamento e a contaminação dos recursos hídricos.
      De acordo com a UNESCO, a Água Virtual consumida no mundo está relacionada com produtos:
   •  67 %  agrícolas;
   •  23 %  animais;
   • 10 %  industriais.
Pense e repense antes de comprar, com o consumo responsável você economiza muita água!


Lição de Casa: 


Mais uma reflexão: Veja quanto geramos de resíduos no intervalo de hoje:
O que você vai trazer para o lanche comunitário da próxima aula? Não esqueça a caneca!






Clique aqui para assistir o vídeo

Até a próxima aula!



7 comentários:

  1. Gostei muito dessa aula,eu nem imaginava que para se produzir algo utilizasse tanta água assim ,fiquei espantada!!E o debate sobre qualidade no ambiente de trabalho foi ótimo foi bom ver que alguns assuntos se repetiram,saber que todos temos as mesmas dificuldades.
    Agradeço aos professores

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  2. Um vídeo que questiona o consumismo sem esquerdismo barato e alerta para os perigos do ciclo vicioso consumo desenfreado-geração de lixo-destruição da natureza. A ideia é mostra como a extração, produção, distribuição, venda e descarte de tudo afeta inúmeras comunidades e países mundo afora, sem que tenhamos consciência sobre o impacto gerado por aquilo que compramos.
    Aquecimento global, poluição, toneladas de lixo, exploração de mão de obra barata e de recursos naturais finitos – o consumismo, como uma escravidão em pleno século XXI, é o grande responsável pelas mudanças e destruição da natureza.
    Um dos muitos méritos do vídeo é mostrar também o ritmo desrespeitoso que estamos impondo a nós mesmos para pagarmos nossas compras. Trabalhamos demais, gastamos nosso dinheiro com bobagens, trabalhamos mais ainda para consumir mais – porque, afinal, o que você é se não pode comprar? – e nos afastamos das coisas boas da vida. Ficamos longe da família, dos filhos, dos amigos, dos prazeres alheios ao poder de compra.

    Roberto Oliveira de Almeida.

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  3. Estamos em um momento para refletir,repensar e mudar atitudes, hábitos e posturas.
    O conteúdo passado ate esta aula e de grande vália, para que possamos ser multiplicadores de atitudes, posturas e consciência em nossa casa e no trabalho, influenciando cada vez mais as pessoas com as quais convivemos.

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  4. O vídeo é muito didático e importante para aprendermos como funciona o sistema econômico e como este apresenta problemas em toda a cadeia produtiva - da extração de matérias primas ao descarte dos resíduos. Contudo, a solução sugerida no final não atinge, a meu ver, os fundamentos do sistema. Ela propõe que tenhamos consciência no consumo e no descarte, além de pressionarmos políticos para que estes criem políticas públicas que protejam o meio ambiente. Mas, sabemos que os maiores poluidores são as indústrias e empresas, tanto na cidade como no campo, e que a maioria dos políticos servem para aprovar medidas que favorecem esses empresários, em detrimento das outras classes (pobres, indígenas, classe média baixa etc.)
    O fundamento do sistema é seu caráter anti-democrático, é o fato de que o povo pouco influencia nas decisões desse sistema - não escolhemos o que e como os produtos devem ser produzidos, como ocorrerá a sua fabricação, a distribuição e o tratamento dos resíduos. O problema sócio-ambiental que esse tipo de sistema econômico anti-democrático está causando é menos um problema de atitudes individuais do que um problema estrutural político e econômico. Devemos perguntar: quem comanda todo esse sistema? Quem determina como e o que vai ser produzido? É sempre uma classe específica que determina isso - a classe economicamente mais privilegiada, a elite, a classe que, por ter o poder econômico, tem também o poder político (compra políticos, em todas as esferas públicas, para trabalharem de acordo com seus interesses).
    Não vejo outra solução que não seja a revolução de toda a estrutura econômica, de modo que a produção esteja de acordo com as reais necessidades das pessoas, e não de acordo com o lucro de poucos.

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  5. Comentário da Pamela:

    Um planeta inteiro gerido por grandes corporações que visam apenas o lucro custe o que custar é um planeta que caminha para o colapso. Estamos completamente alienados e inseridos no sistema capitalista convencidos de que para comer precisamos comprar e não plantar, buscando a felicidade em objetos que levamos uma vida para paga-los. Estamos viciados em ter.
    Mais que refletir e tomar consciência de nossos atos, precisamos começar a agir antes que a situação do nosso planeta se torne irreversível e as gerações futuras sofram as consequências. Isso precisa partir de nós, o povo.

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  6. nasci numa família que mistura italianos e índios, come se muito, porém desde cedo aprendemos a produzir a comida, mesmo assim, dentro do nosso núcleo, fizemos o propósito de quase zerar nossos descartes, ainda estamos caminhando lentamente!

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  7. É impressionante saber o quanto se consome de água na indústria. Este consumo nos remete a reflexão de que devemos consumir cada vez menos, e devemos desenvolver um senso crítico e juntamente com o autocontrole contra o consumismo em que somos bombardeados por todos os meios da mídia.

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