quinta-feira, 19 de maio de 2016

Consumo consciente e compras públicas sustentáveis foram o tema da quarta aula

A primeira turma do curso Caminhos da Sustentabilidade na Administração Pública com a Raquel Sobral, mestra em Licitações Sustentáveis na Administração Pública pela FGV


A quarta aula do curso começou com a dinâmica "Os fins NÃO justificam os meios", em que os participantes foram divididos em dois grupos. O grupo "1", composto por quatro pessoas, eram as empresárias, que foram subdivididas em empresárias do ramo "textil e confecção de roupas" e o outro das empresárias da indústria do "smartphones". Elas tiveram que fazer um levantamento de tudo que seria importante para o desenvolvimento das suas indústrias.
Cada pessoa que ficou no grupo "2", recebeu um dos itens necessários ao desenvolvimento das indústrias, como por exemplo: energia elétrica, água, transportes, máquinas, mão de obra de estrangeiros, técnico especializado, petróleo, terra, entre outros.
A dinâmica consistiu em que as empresárias teriam que conseguir o maior número de recursos para o desenvolvimento de suas empresas, em contra partida, cada um dos recursos tinham que avaliar as propostas dadas pelas empresárias.
Foi possível perceber que a tática empregada pelas empresárias do ramo têxtil não foi muito feliz, dizendo que pagavam bem... enquanto as empresárias do ramo do smartphone, negociaram melhores condições de trabalho para o RH, energia limpa para os meios de transporte, usar o trifásico para a energia elétrica, o uso adequado e reaproveitamento da água, entre outras atitudes sustentáveis sugeridas pelas empresárias conquistaram mais recursos.
Não era um jogo, portanto, não houve vencedores e perdedores. Mas foi possível verificar como funciona os padrões de produção dos diversos produtos que consumimos no nosso dia-a-dia e de como deveria ser.
E após a reflexão dos padrões de produção, passamos para o consumo responsável, iniciando com a música "O que você faz para ser feliz", tema da campanha publicitária do Pão de Açúcar. E assim começamos a conversar sobre o quanto que a mídia, a publicidade e o marketing influenciam na nossa vida, que nos hipnotizam e sem percebermos caímos nas suas tramas e acabamos consumindo mais do que necessitamos.
A segunda parte da aula, tivemos a presença de uma convidada, a Raquel Sobral, mestra em Licitações Sustentáveis, que apresentou as diversas legislações a níveis federais e estaduais que empoderam o servidor público à pratica das compras públicas sustentáveis.

Esses foram os resíduos gerados na aula do dia 17 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário