quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sustentabilidade: O suficiente para todos para sempre

Dinâmica entre os participantes que tratou da sustentabilidade inter geracional


Sustentabilidade e Agenda Ambiental na Administração Pública foram os temas da terceira aula do curso "Caminhos da Sustentabilidade na Administração Pública".

Para nivelar o conceito de sustentabilidade, a aula foi iniciada com a dinâmica da "Sustentabilidade Inter geracional", em que dividiu os participantes em três grupos. Sobre uma mesa foram colocadas diversas imagens. O comando para o grupo 1 foi de pegar as imagens que eles consideravam importantes para a sobrevivência. De 20 imagens que haviam sobre a mesa, o grupo 1 pegou 12. Na sequência o comando para o grupo 2 também foi o de eles pegarem as figuras que eles consideravam mais importantes para a sua sobrevivência. Que pegaram mais 4 figuras. Quando o grupo 3 chegou, as figuras que estavam sobre a mesa não as contemplou, e elas não pegaram nenhuma figura. Ao perguntarmos sobre como se sentiam, as do grupo 1 se sentiam mal por terem pego a maior parte das imagens, e a do grupo 3 estavam tristes porque não havia sobrado nada para elas. E foi assim que relacionamos cada grupo a uma geração, sendo o grupo 1 os avós, o grupo 2 como os pais e o grupo 3 como os filhos. Se a geração dos avós tirarem todos os recursos naturais que o planeta Terra proporciona, o que sobrará para os netos e gerações subsequentes? Repetimos a dinâmica, e dessa vez o resultado foi diferente, todos os grupos pegaram o suficiente para sobreviver e ainda sobrou para as próximas gerações. Resumidamente, esse é o conceito de sustentabilidade: o suficiente para todos para sempre.
Na sequência houve uma apresentação do conceito atual de sustentabilidade e as suas interfaces e do A3P, finalizando com "A água que consumimos sem saber", que é a água virtual, na qual todos puderam perceber o quanto gastamos de água além daquela que sai das torneiras. Do quanto de água que gastamos no dia-a-dia através dos diversos produtos que consumimos. 

Quanto aos resíduos no lanche comunitário, percebemos que houve diferenças, por que houve mudanças de atitudes. 


Resíduos gerados no lanche comunitário da 3ª aula 

Resíduos gerados no lanche comunitário da 2ª aula

O que você acha? Há diferenças? Quais? 

Uma boa semana e até a próxima terça-feira.

Abraços da equipe de Educação Ambiental da SSP






Nenhum comentário:

Postar um comentário