quarta-feira, 4 de maio de 2016

Guarulhos tem história

O historiador Elton Soares trouxe as riquezas do patrimônio natural, social e cultural de Guarulhos,
porque quem ama cuida, mas para amar tem que conhecer primeiro


A segunda aula do curso Caminhos da Sustentabilidade na Administração Pública trouxe o historiador Elton Soares, que nos ajudou a entender a formação geológica da nossa cidade, e a relação dos 200 anos de extração de ouro, com as empresas que extraíram e extraem as rochas, areias, argilas, a água do aquífero Cumbica e a construção do Rodoanel que estão degradando o patrimônio natural de Guarulhos, que ainda preserva 27% da Mata Atlântica com indicadores de que a fauna e flora estão saudáveis.
Conhecemos um pouco mais da história da origem do povo guarulhense, que foram os indígenas Taipas e Maramomis, que no final foram chamados de Guarulhos.
No patrimônio cultural, conhecemos um pouco mais dos contos e lendas de Guarulhos, como o da cobra de sete metros da Água Azul, da bruxa de Cumbica, entre outras.
Se você quer conhecer um pouco mais da história de Guarulhos, acesse a página da aula 2, e conheça as publicações de organização e autoria do professor e historiador Elton Soares. Entre várias publicações, lá você vai encontrar os livros das histórias de Bonsucesso, Pimentas e São João. Muita coisa interessante. Vale a pena xeretar e ler. Vai lá.... você vai gostar!



No acordo fechado na primeira aula, combinamos de que o intervalo seria um lanche comunitário. O lanche estava uma delícia, porém, vamos avaliar o quanto de resíduos que foi gerado.
Olhando a foto abaixo, quais reflexões você pode fazer? Escreva nos comentários as suas reflexões e já vá pensando no que você trará para o lanche da próxima aula e o quanto de resíduos você gerará.
Uma boa semana e até o dia 10 de maio!

Resíduos gerados com o lanche comunitário.
Quais desses podemos deixar de gerar? Quais podemos reduzir? Qual a destinação correta que podemos dar para esses resíduos?
Comente abaixo e não esqueça de assinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário